Web x Apps

mobileapp

Estou aqui pensando no que é mais vantajoso: transformar um site em aplicativo ou ter as funções de um aplicativo em um site, a partir do HTML5. Dúvida cruel…

O que me interessa, de verdade, é a interação com o usuário. Mudar a relação passiva do site (venha a mim) para uma presença mais ativa (o que vc quer, quando vc quer).

É a nova estratégia do jogo. Com os apps, estamos aprendendo (rapidamente) que não precisamos ir até um site para fruir o que queremos dele. Um aviso sonoro chama a atenção no smartphone sempre que chega um novo convite de nossos contatos em redes sociais. Com dois toques na tela, abrimos o aplicativo e escolhemos aceitar ou não ir naquele evento. Simples, rápido, sem grandes navegações. É o conceito push, sem escalas. Vôo direto até o destino escolhido.

Chris Anderson sugere na Wired que esse pode ser o fim da web como a conhecemos até agora. Tanto por nossos hábitos quanto pela oportunidade tão aguardada pelos magnatas digitais, de finalmente taxar serviços on-line com nosso consentimento. Well, a onda se move conforme as tendências de mercado e as necessidades dos usuários. Sempre foi assim e sempre será.

Mas o fato é que a mobilidade põe a relação web-usuário em uma posição de maior proximidade e conforto. E graças a funções bacanas embarcadas nos novos gadgets, como gps, bússola, acelerômetro, entre outros, essa relação chega com um efeito Bombril arrasador.

Hmm… Mas voltando ao problema inicial… E se o HTML5 nos permitir o mesmo tipo de interatividade móvel que temos a partir de um aplicativo embarcado? Imagine: criar um app hoje requer programação para várias plataformas, como iOS, Android, Symbiam etc. Mas se tudo fosse feito a partir do navegador, com alguns ajustes poderíamos abraçar todas as plataformas, sem custos replicados. Parece um bom negócio, não?

Anúncios

Sobre Alex Ramôa

Just wondering...
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s